Advogados Novatos: Como captar clientes?

Qualquer advogado responsável, que queira manter o sucesso da sua empresa, entende que encontrar maneiras de atrair novos clientes, é a única forma de garantir que as luzes permanecem acesas. Isto é um ponto importante não apenas para advogados novos, mas também para os experientes.

O sucesso do seu negócio, está intimamente relacionado com o quanto de pessoas que você consegue impactar.

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Como captar clientes

Se você é um recém-formado, os desafios serão maiores, pois sua experiência é muito menor. O fato de possuir poucos contatos, e ter muitos concorrentes no mercado, com certeza tornam a captação mais difícil.

Como encontrar seus primeiros clientes

Na maioria dos casos, os seus primeiros clientes serão amigos ou membros da família, ou as pessoas referidas por eles. Pode parecer óbvio mas muitos advogados ignoram, é que muitas pequenas empresas possuem problemas trabalhistas, e devido aos problemas ficarem centrados no dono, ele não tem tempo para sair e buscar um advogado. Nestes casos, você pode fazer uma prospecção pelas empresas da sua região.

Você também pode participar de eventos não apenas voltados para advogados, mas para o setor que você deseja atender. Um coffee break durante um seminário, pode fazer com que você distribua muitos cartões.

Mantenha sua redes de contato atualizadas

Embora existam muitas informações sobre o assunto,  há muitas dúvidas sobre como captar clientes na advocacia. Um dos segredos é manter uma lista de contatos na qual você consiga se comunicar regularmente.

É essencial notificar em suas redes sociais, o que você está fazendo para melhorar os seus serviços prestados, e para mantê-los informados sobre as suas atividades.

Você pode utilizar o Linkedin, que é uma rede profissional focada em fechar negócios. Alguns e-mails e uma ligação, é tudo o que você precisa para fechar um novo contrato.

E você pode utilizar ferramentas de email marketing, para que seus clientes não esqueçam de você. Notificações no navegador, para avisar quando você publicar um post novo. Afinal, pessoas que ainda não são seus clientes, podem querer receber informações do seu site.

Participe de eventos

Sabemos que o networking é importante, e para saber quais são os principais eventos que estão ocorrendo, você pode utilizar a plataforma Meetup, através de uma busca simples, é possível delimitar qual o tema de evento você deseja, a distância e o principal, quem são as pessoas que possuem interesse. Somente com essa prévia, é possível você traçar qual o perfil do público do evento.

Cuidado com as listas de emails

Embora seja muito tentador comprar uma lista com milhares de emails de um determinado segmento, esta não é uma prática ética, e pode ser prejudicial para o seu negócio. Isso porque você não possui a autorização de envio, e os próprios serviços de emails, podem classificá-lo como um Spammer. Isso significa que qualquer email que você enviar, irá direto para a caixa de Spam.

Existe nos servidores de emails uma lista chamada “Black List”, que reúne todos os emails que são considerados ruins para os serviços de emails. Se o seu email entrar nesta lista, será muito difícil de removê-lo. Por isso, é importante que você faça uma captação de forma correta, com autorização do usuário através do Double Opt-in.

Pode ter certeza que, embora seja mais trabalhoso, os contatos que chegam através das suas Landing Pages, emails ou anúncios, irão garantir um retorno financeiro maior para  sua empresa.

Mantenha o foco

Embora você esteja preocupado em captar o maior número de clientes, procure focar em alguns segmentos. Assim você pode se posicionar como um especialista em algumas áreas e aumentar sua autoridade. Seguindo estas dicas, você irá alcançar o sucesso.

“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.”